24 de maio de 2013

Portas para a história


Portugal é um país de castelos. Mas há detalhes que por vezes escapam às pessoas. É o caso das portas (ou portões) dessas fortificações, que requisitam a atenção dos especialistas, mas raramente constituem fator de interesse para a maioria dos visitantes.

A porta é considerada apenas como um ponto de passagem de um ambiente para outro. Mas as pessoas mais atentas à história têm a noção de que, quando estamos a falar em castelos, tudo muda de figura. Porque uma simples porta pode ser um monumento carregado de informação sobre a civilização.
Em Portugal são comuns as portas com o chamado arco de volta perfeita, que foi uma invenção de outros povos – ainda antes da era cristã –, mas acabou difundido em maior escala graças à expansão do império romano. Não por coincidência é também chamado arco romano.

Esses arcos são exemplos do engenho humano. Também temos muitos exemplares do arco gótico, de forma pontiaguda no topo, mas nos castelos portugueses é comum encontrar os arcos de forma perfeita: formam um semicírculo de pedras apoiadas umas nas outras e fechadas com uma pedra em forma de cunha.

E como as portas também carregam informação histórica, hoje apresentamos alguns exemplos que o visitante pode encontrar nas 12 Aldeias Históricas de Portugal. Na próxima vez que passar pela porta de um castelo, lembre-se que não é apenas uma passagem: a própria porta é história.

1 comentário:

  1. Que blog fantástico para quem ama as Aldeias Históricas de Portugal!!! Parabéns!!!
    Apresento o meu blogue de fotografias aéreas de Portugal "A Terceira Dimensão", onde figuram fotografias aéreas destas 12 Aldeias Históricas:

    A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea de Portugal

    Agradeço comentários e partilha do link, caso julgue conveniente ...
    Obrigado

    ResponderEliminar