3 de abril de 2013

Património Judaico



O património judaico encontrado em Portugal é único em termos históricos, arquitetónicos, religiosos ou turísticos. É um conjunto monumental que remete para a Idade Média, com registos impressos na arquitetura, na vida quotidiana e na cultura. Portugal foi o único lugar do mundo a manter vivas as manifestações do criptojudaísmo, denominação dada às práticas dos judeus, que mantiveram a sua fé e os seus costumes em segredo, em tempos de perseguição.

O circuito formado por Almeida, Belmonte, Manteigas e Trancoso preserva um dos mais ricos acervos materiais e imateriais da presença judaica no país. Um potencial que o Provere - Aldeias Históricas de Portugal - Valorização do Património Judaico pretende reforçar. É um projeto focado no desenvolvimento sustentado, com a valorização do turismo, o desenvolvimento do  empreendedorismo e a criação de oportunidades.

Para materializar o projeto Valorização do Património Judaico foi desenvolvida uma marca institucional. O conceito de criação partiu da envolvente de mistério do criptojudaísmo, apresentada na forma de múltiplas camadas e múltiplos véus. É uma marca que faz um jogo entre o que se esconde e o que se revela, procurando mostrar a essência do espírito dos judeus tornados cristãos novos.

A história do criptojudaísmo foi marcada por mistérios, laços religiosos e rituais à porta fechada. Os povos judaicos mantiveram vivas as suas tradições, rituais e crenças, mesmo que na clandestinidade íntima dos seus lares. E dessa forma de resistência resultou um riquíssimo património imaterial.

Há histórias que deixam marcas na cultura, nas pessoas e até nas pedras. O criptojudaísmo também produziu um fascinante legado patrimonial que pode ser encontrado nas casas, nas ruas ou sinagogas. Um património de elevado interesse cultural e turístico, não apenas para os públicos judaicos, mas também para o público interessado em história.

Sem comentários:

Enviar um comentário