12 de abril de 2013

Asas à criatividade


Nada voa tão livre quanto a imaginação infantil. Para valorizar esse potencial criativo, as Aldeias Históricas de Portugal lançaram o concurso "Histórias Criativas - Eu Conheço a Minha Aldeia". A iniciativa está a ser realizada em conjunto com os agrupamentos de escolas dos municípios inseridos na área da rede.

O objetivo é dar asas à criatividade dos alunos do 1º ciclo, que foram convidados a construir histórias baseadas nas lendas da sua aldeia histórica, sempre sob orientação dos professores. No final do projeto serão selecionados os trabalhos de 48 crianças para a produção de um livro, a editar pela Editora Leya-Asa.

O projeto deve ser financiado através do sistema de crowdfunding e pretende obter contribuições tanto na região das Aldeias Históricas de Portugal como no resto do país (e mesmo no exterior). Não há valores mínimos nem máximos para as doações, uma vez que é um projeto de cariz social. Dentro de poucos dias, a plataforma de crowdfunding estará online, permitindo a adesão dos interessados.

 “Histórias escritas por muitas mãos, inclusive as suas” é o tema da campanha de divulgação que está a ser veiculada nas redes sociais. A proposta é mostrar aos cidadãos que este é um projeto que valoriza as crianças, as comunidades e a região. Ou seja, contribui para o desenvolvimento do potencial humano do território.

A primeira fase já está a ser realizada e o projeto deve prosseguir até novembro deste ano, quando for publicado o livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário