29 de março de 2013

As AHP nas Redes Sociais.






Hoje em dia é dispensável falar da importância das redes sociais. Mas se por um lado elas são um meio extremamente eficaz para manter as pessoas em contacto, por outro acabaram por se transformar numa ferramenta muito útil para as marcas que se querem dar a conhecer reforçar índices de share of voice. E com a vantagem de a mensagem chegar, de maneira instantânea, a qualquer parte do planeta.
As Aldeias Históricas de Portugal são um produto único em todo o mundo. Mas isso não é suficiente. Para ser lembrada, uma marca precisa ser vista e conquistar um lugar na mente do público alvo. É o que obriga a estar presente nas redes sociais, que hoje são um dos meios mais racionais de fazer publicidade, em termos da relação custo-benefício.

Desde janeiro deste ano, as Aldeias Históricas de Portugal iniciaram uma estratégia de difusão da marca nas principais redes sociais, como o Facebook, Twitter e Pinterest
(o próprio blog é parte deste projeto)  Pouco tempo depois do lançamento, os resultados já começam a aparecer, com a marca a ganhar notoriedade a cada dia.

O Facebook, a rede social mais popular em todo o mundo, é o principal meio de divulgação e em apenas poucas semanas praticamente triplicou o número de seguidores. Mais do que isso, além de Portugal a página teve acessos em dezenas de países como, por exemplo, Brasil, França, Reino Unido, Suíça, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Luxemburgo e Angola (em ordem decrescente pelo número de visitas), entre outros.

O recurso mais usado para atrair o público estrangeiro tem sido a publicação das belas fotografias feitas nas 12 aldeias. As mesmas imagens estão no Pinterest, uma rede mundial de partilha de fotografias. A intenção é reforçar os boards dessa rede social com novas fotos a destacar elementos como culinária, lazer ou empreendedorismo. O Twitter, que é considerado uma rede de informação, procura falar a um público formador de opinião, em especial na área do turismo.

O projeto das redes sociais está apenas na fase inicial e com o passar do tempo vai ganhar ainda mais eficiência. Mas os resultados obtidos até o momento apontam para o sucesso e deixam a perspetiva de que esta é uma aposta ganhadora.

Sem comentários:

Enviar um comentário