19 de abril de 2013

Desenvolvimento sustentável é linha de orientação



Há muito tempo que o conceito de desenvolvimento sustentável entrou para a linguagem do quotidiano das pessoas em todo o mundo. Refere-se a um conjunto de ações integradas que pretendem encontrar o ponto de equilíbrio entre o crescimento económico, o desenvolvimento sociocultural e a preservação dos recursos naturais.

É um conceito que orienta todos os setores de atividade, inclusive as Aldeias Históricas de Portugal. O desenvolvimento do turismo da região é o core-business, mas a atuação da rede passa por outros vetores, com projetos que têm o objetivo de desenvolver o empreendedorismo, destacar a produção local e valorizar os recursos humanos. É nesse ambiente que as Aldeias Históricas de Portugal têm atuado desde a sua criação, em 1994. Em termos práticos, essa integração entre o social, o económico e o ecológico pode ser visto em cada uma das aldeias.

No que se relaciona ao empreendedorismo, os exemplos vêm dos associados da rede, sejam restaurantes ou estabelecimentos de hospedagem, que procuram valorizar a preservação das paisagens onde estão instalados. Há mesmo casos de projetos arquitetónicos exemplares, que se destacam pela perfeita integração com o ambiente.

O projeto “Vestir a História” é outro exemplo. A recente coleção do estilista Miguel Gigante, desenvolvida dentro da iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal, é toda elaborada a partir do burel, um produto autóctone da região. Além de valorizar a produção local com um produto sustentado, essas peças de vestuário também servem para projetar a imagem das Aldeias Históricas para além das suas fronteiras regionais.

No que se relaciona ao desenvolvimento sociocultural, é importante referir o projeto “Histórias Criativas – Eu Conheço a Minha Aldeia”, que tem a participação de crianças do primeiro ciclo da região na escrita de lendas locais. A publicação de um livro vai permitir divulgar a região das Aldeias Históricas de Portugal, ao mesmo tempo em que possibilita o resgate de um valioso património imaterial.

Quem considera o conceito de desenvolvimento sustentável essencial para construir o futuro, deixando um mundo melhor para os seus filhos, tem uma oportunidade de o comprovar. É só fazer uma visita às Aldeias Históricas de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário